15/10/2008



FUTEBOL NO DIA DEDICADO AO MESTRE!



Primeiramente quero dedicar essa matéria a todos os professores do país em homenagem ao seu dia. A esses profissionais, meu respeito e meu carinho, onde esses sim merecem tal alcunha, por passarem seus conhecimentos e suas sapiências.

Mestres por excelência, a "classe" tem todo o direito de reivindicar maiores salários, num país que paga mal esses profissionais.


Tem também o direito de cobrar dos jogadores de futebol uma explicação de porque alguns treinadores são chamados de "professô", sem nem eles e muito menos os ditos "professores" são formados?


Claro que não classifico todos os profissionais da bola como analfabetos ou semi, mas que na sua grande maioria a coisa é bem assim, não tenho a menor dúvida. Já foi bem pior eu sei.


No mundo do futebol, hoje vemos profissionais formados principalmente na área de preparação física e o grau de escolaridade é sem dúvida mil vezes melhor do que foi num passado não muito distante.


Há 30 anos atrás...


Me recordo que em meados dos anos 70 e 80, apontar um jogador com nível superior de escolaridade era algo raríssimo e só pra citar alguns, Alfosinho e Sócrates, de Fluminense e Corinthians, respectivamente, eram jóias raras no mundo da bola. Ambos eram formados em medicina e aquilo espantava os demais.


Hoje, a realidade é bem outra e melhorou consideravelmente o nível intelectual, mas ainda assim poderia melhorar bem mais, tamanha facilidade que o "boleiro" tem da tal globolização com uma verdadeira enxurrada de informações fervendo no mundo da internet e demais veículos de comunicação.


Um celular hoje faz e opera verdadeiros milagres, mas é mal utilizado pelos atletas que preferem utilizá-lo para despistar repórteres e fingirem que estão conversando com alguém, fugindo assim das perguntas de jornalistas, principalmente, quando seu time foi mal numa partida ou está mau na tabela.


Duvido que num elenco com aproximadamente 40 atletas, 20 tenham pelo menos o nível médio de escolaridade. Daí o porque de chamarem os treinadores de "professores", quando na verdade banalizam mesmo que sem querer, a profissão mais linda do mundo que é a do "Mestre do Saber".


Algumas frases chegam a arrepiar como por exemplo:



  • "Nóis jogô bem hoje por isso vencemo".

  • "Nossa torcida é bem mais grande que a deles".

  • "Nóis tá numa boa fase".

  • "Nóis merece um título faiz tempo".

  • " A gente melhorô depois do clássico".

  • "Nóis entrô bem melhor no segundo tempo".

Entre outras tantas besteiras que ouvimos dia-a-dia.


ENSINO NELES MEUS "AMADOS MESTRES.


Nenhum comentário: