08/10/2008

SÓ FALTAVA ESSA!!


Não bastassem as intermináveis discussões envolvendo:
  • Quem foi o melhor do mundo... Pelé ou Maradona?
  • O ranking de seleções elaborado pela FIFA é válido?
  • Hino Nacional combina com patriotismo em campo de futebol?
  • Estrela em escudo de clube vale alguma coisa?
  • Vale a pena cosntruir estádio?
  • Cor de camisa ganha jogo?
  • Dunga é o melhor técnico mesmo não ganhando nada, já que nunca foi treinador em lugar algum?
  • Meu time é melhor que o seu?
  • Vai chover amanhã?

E por ai vai...

Agora, a Federeção do Rio de Janeiro homenagear Robinho por um drible num jogador "tosco" da "poderosa" seleção equatoriana é muito pra minha cabeça.

Palco onde pisaram jogadores fantásticos como Zico, Dinamite, Rivelino, Pelé, Maradona entre tantos outros e que teve o maior driblador do planeta com o nome de batismo Manuel Francisco dos santos com o apelido de Mané ou simplemente Garrincha, o anjo das pernas tortas, merecia coisa melhor.

O Maracanã e a (Suderj) Superintendência de Esportes do Rio de Janeiro, deveriam ter mais respeito pela memória de Garrincha e a cada partida da seleção brasileira, ai sim! Estampar em painel de fotos seus desconcertantes dribles que fizeram a alegria do povo.

Se compararmos o que fez Garrincha com o que faz Robinho chegaremos a conclusão que o ex-santista ainda ficará anos luz atrás do fabuloso e ex-jogador, falecido em janeiro de 83.

Em todos os aspectos diga-se de passagem, a começar pela humildade que era a marca registarda de Garrincha.

Botafogo, Corinthians, Atlético Junior (Colômbia), Flamengo e Olaria tiveram o privilégio de tê-lo como jogador. Seleção Brasileira e Seleção Carioca se renderam ao seu talento com passagens marcantes na história.

Ganhou muito e perdeu tudo no tocante ao que o futebol podia lhe proporcionar, mas viveu intensamente mesmo que de forma ingênua.

A única coisa que se pode comparar a Garrincha´é o número 7 na camisa porque de resto, Robinho tem muito a aprender.

Se não zombasse de tudo e de todos, certamente teria jogado mais que as 714 partidas e sem dúvida marcaria bem mais que os 283 gols como profissional. Pelé fez 1000 a mais, mas Garrincha era mais espetáculo.Foi:

  • Campeão do mundo em 58 e 62.
  • Campeão Carioca em 57,61 e 62.
  • Campeão do Torneio Rio / São Paulo em 62 e 64, fora outros tantos títulos.

E ai dizem que Robinho por um simples drible é fantástico.Hoje Garrincha faria isso com uma perna só, alguém dúvida???

LUTO

Fecho essa matéria homenageando um dos maiores jogadores que tive a oportunidade de conhecer fora dos gramados mesmo antes de atuar na área esportiva.

Estou me referindo a Francisco Jesuíno Avanzi o famoso CHICÃO, campeão brasileiro pelo São Paulo F.C. no 1º título conquistado pelo Tricolor Paulista diante do Atlético MG no Mineirão em 1977.

Volante pegador, não alisava ninguem e metia respeito nos adversários. Foi assim em 1978 em Rosário na Argentina jogando pela Seleção Brasileira deixando nada mais, nada menos que Falcão fora daquela seleção "Campeã Moral" do técnico Claudio Coutinho.

Chicão estava internado no hospital 9 de Julho e veio a falecer na madrugada desta 4ªfeira onde lutava contra um câncer no esôfago.Será enterrado em Piracicaba, sua cidade natal.

Não só as torcidas de Ponte Preta, São Paulo, Santos, XV de Piracicaba, mas todos estamos de luto pela morte do guerreiro Chicão.

Que ele descanse em paz!

Nenhum comentário: