18/07/2009

SERÁ QUE AGORA VAI PEIXE ???

Amigo torcedor...

Foto com camisa sem patrocínio, Pelé, Vila Belmiro lotada.... isso não tem preço ! ! !
A escalação acima fala por si só e os torcedores do Santos devem estar pensando : Onde o Marcello Lima quer chegar com esse papinho de cerca Lorenço ?
Amigo torcedor... eu duvido, mas duvido mesmo se o torcedor santista quando bater o olho na foto acima, passados 36 anos, sabe de cor quem era o treinador dessa fantástica equipe.

Alguns evidentemente saberão, mas eu tenho absoluta certeza que muitos principalmente os das tais "organizadas" de hoje, sequer sabem que mesmo com aquele memorável time de Pelé e cia, alguém sentava ao banco de reservas para comandá-los. E era respeitado hein !

Fico imaginando a importância dada ao treinador e o que ele era capaz de fazer, sabendo que com aquela "máquina" nas mãos, vitórias e títulos seriam apenas consequência de administrar um grupo que tinha nada mais nada menos que o Rei do futebol, um "tal" Clodoaldo Tavares Santana, campeão do mundo ao lado "dele", um Marinho Peres, um Euzébio, Edu , Zé Carlos cabeleira, Cejas um goleiraço amado ( apesar de argentino ), enfim... pra que treinador ?

A importância do treinador era ofuscada apenas no gramado onde o time jogava livre, leve e solto, dando seus espetáculos, mas mesmo assim tinha lá seus tropeços e "alguém " tinha que segurar a barra, assumindo a responsabilidade. Esse "alguém" era o técnico que até agora muitos estão se perguntando : Pô Marcello Lima , quem era o "cara" ?

Calma amigos que eu chego lá. Antes quero lembrá-los que a figura do treinador hoje em dia é tomada de uma relevância que considero desproporcional, porém necessária.
Salários altíssimos e se aparecendo muito mais que os verdadeiros "donos" do espetáculo que são os jogadores e muitas vezes esses valores são invertidos.

A cada coletiva, esses treinadores nos surpreendem com conversas que desviam a atenção do que foi um jogo de bola rolando nos pouco mais dos 90 minutos e... tudo bem.
Tenho saudades quando não tinha essa porcaria de entrevistas coletiva e ouvíamos Pelé,
Rivelino, Sócrates, Carlos Alberto Torres ( que não está, mas fazia parte do timaço acima ) e outros verdadeiros astros do futebol, que mesmo na boa ou nas horas ruins, não fugiam ao compromisso com o ouvinte e seus apaixonados torcedores, e as entrevistas eram simplesmente fantásticas e impagáveis.

Pronto, vou revelar o nome do treinador do time acima que inclusive foi campeão paulista de 1973 quando o Santos teve de dividir o caneco com a Portuguesa no Morumbi,
simplesmente porque o senhor Armando Castanheira da Rosa Marques o árbitro, não soube contar o número de penalidades batidas por ambos os times e deu o jogo por encerrado com a Lusa saindo no lucro porque nada mais nada menos quem bateria a última penalidade sería o Rei
Pelé.

Aquele senhor que estava no banco de reservas, viria a ser campeão paulista novamente dirigindo a Inter de Limeira em 86 e também não foi tão badalado como merecia.
Também não precisava, porque ganhar títulos sempre fez parte do seu extenso currículo como
jogador e principal artilheiro do Santos já que ele mesmo faz questão de frisar que é o maior artilheiro do Santos de todos os tempos.
Pepe ( pronto gente ) diz que Pelé foi de outro planeta e que ele sim é o maior artilheiro de todos os tempos já que não dá para concorrer um um "extraterrestre ".

Já pensou se Pepe cobrasse de um clube hoje em dia para passar todo o seu conhecimento adquirido ao longo de sua vitoriosa carreia, quanto não seria ?
Aposto que o verdadeiro torcedor, aquele que é apaixonado pelo clube, que torce verdadeiramente sabendo cobrar sem extrapolar, sem brigar, sem bater, sem se matar... pediria ao seu presidente, já que quer pagar um alto valor, que pague a quem merece e tem amor ao clube.

Com o atual time do Santos, alguém acredita em milagres ? Então pra que se gastar uma fortuna com um treinador e toda sua comissão técnica, sendo que o dinheiro que irá ser empregado não se pode buscar jogadores com melhor nível técnico ?

Treinadores "prata" da casa podem dar resultados também e acredito que Sergio Bernardino o Serginho Chulapa, colocaría a casa em ordem em pouco tempo e gastando muito menos.

Luxemburgo e Santos já viveram um românce conturbado num passado não muito distante e todos sabem do resultado final não é ?
Porque essa insistência com treinadores que vão e voltam caso Palmeiras e Santos ?

Se alguém conseguir me explicar, estarei pronto á ouvi-los diferentemente do que fazem treinadores e vários jogadores que adoram desprezar a imprensa se escondendo por traz de assessores que os convocam para as coletivas, quando lhes batem a conveniência.


Um grande abraço e até a próxima.

Um comentário:

Saulo disse...

Acredito que foi uma boa para o peixe tentar sair do buraco com o Luxa agora.