10/08/2010

A LEI DO SILÊNCIO NO FUTEBOL !!!


Amigo torcedor...


Está ficando cada dia mais difícil trabalhar na área esportiva, em especial no mundo do futebol onde a exposição é muito grande.

Não bastasse a migração de pessoas que tiram as chances de profissionais formados e que gastam verdadeiras fortunas em faculdades e cursos de rádio e TV que sequer tem uma oportunidade nesse concorrido mundo, agora tem treinadores e pseudos profissionais que se utilizam do meio de comunicação que virou "febre" ( a internet ) para tentar calar a imprensa.

A velocidade com que as notícias são circuladas hoje em dia, nem sempre de forma ética e profissional tem atrapalhado em demasia quem verdadeiramente trabalha de forma justa e honesta.
Digo isso porque existem pessoas que só pelo fato de conhecer "alguém" dentro de determinados clubes, se acham no direito de passar informações que nem sempre são verdadeiras e se utilizam do veículo mais rápido de comunicação que é a internet, "atrapalhando" e confundindo a cabeça do torcedor e o que é pior, tirando o brilho da notícia com a falta de ética e profissionalismo.

Não quero dizer com isso que não existam pessoas que são consideradas "do bem" e que até procuram através de blogs e colunas esportivas, passar as melhores e mais precisas informações sobre o seu clube do coração.

Acontece que como em qualquer seguimento da vida profissional, existem os"canalhas" que deturpam as coisas e acabam jogando os "verdadeiros" profissionais em frias e isso tem acontecido com uma frequencia fora do comum.

Outra coisa que vem me irritando além da enxurrada de "penetras" na área esportiva é o fato de determinados treinadores quererem "pautar" jornalistas e repórteres dentro e fora de uma partida de futebol.
Isso já está virando "costume" e nenhuma providência está sendo tomada para minimizar tal situação.

Que a classe dos jornalistas esportivos é uma classe desunida isso é fato notório e cristalino, mas que alguém tem que observar com muito mais cuidado essa "invasão"antes que se torne mais caótica essa situação, isso também é verdade.

Não sou contra o "convite" de rádios e TVs para ex profissionais do futebol trabalharem na área, mas que deveriam observar atentamente novos valores que saem à procura de empregos e oportunidades, isso deveriam.

Em média um jogador de futebol atua na profissão durante aproximadamente 20 anos ganhando verdadeiras "fortunas"
Um estudante de jornalismo gasta um verdadeiro absurdo durante quase 6 anos ( contando o estágio ) na faculdade, sai formado e de mãos abanando à procura de "aventuras"enquanto os ex profissionais da bola continuarão ganhando seus "ricos" salários.

A Lei do Silêncio no Futebol, assim como a Lei do Silêncio na Imprensa estão imperando à todo vapor e ninguém, eu disse ninguém faz absolutamente nada para tentar resolver tal situação.

Aí eu pergunto :

ATÉ QUANDO ???????????????????????????????????????????????????????






Grande abraço e até a próxima.


Um comentário:

Rafael Souto disse...

Parabens, Marcelo.

Você retratou muito bem o que um universitário enxerga e sofre (porque não?).

Acredito que o mercado de trabalho tem espaço para todo mundo, porém, a injustiça se faz presente quando talentos são desperdiçados e enxergam a necessidade de trabalhar em outras áreas para poder pagar o seu curso ou, então, não ficar parado no mercado de trabalho.

Mais uma vez, digo isso em nome de todos os que estão cursando a FACULDADE DE JORNALISMO:

Obrigado por levantar essa bandeira e fazer com que nós, que estamos chegando, possamos ter alguem que alerte a mídia para isso.