01/11/2010

FUI AO CIRCO EM BARUERI SÁBADO !!!



Amigo torcedor...



Sábado fui fazer a cobertura do jogo entre Palmeiras e Goiás na bela Arena de Barueri e antes do futebol, dei uma passadinha pelo saguão do estádio e me deparei com uma cena engraçada.

Vários repórteres estavam caracterizados de palhaços, cada um devidamente com seu "nariz" de palhaço, aguardando a chegada da delegação Palmeirense e seu "comandante" Luiz Felipe Scolari.

Claro que ninguém ali queria tomar o lugar do deputado recém eleito Tiririca ou muito menos "copiar" as travessuras de um Arrelia ou de um "Bozo" pois tudo aquilo estava "armado" como forma de protesto devido ao treinador do Verdão ter ofendido toda uma classe trabalhadora que tem o compromisso com a verdade, levando todas as informações para o torcedor que é o alvo principal, através da notícia.

Muito de nós jornalistas, levantam cedo se dirigindo aos Centros de Treinamentos dos clubes, enfrentam trânsito, sol, chuva, frio e tudo que vocês possam imaginar, simplesmente para "buscar" informações do seu clube de coração e trazê-las ao vivo ou editadas para rádios e televisões em seus programas esportivos.

A espera não é fácil, pois temos que enfrentar muitas vezes "seguranças" mal educados, aguentamos mal humor de jogadores, treinadores, diretores, e em alguns casos de conselheiros que se "acham" o máximo e vão aos treinos cobrar os jogadores os pressionando o tempo todo.

De torcida organizada, já perdi a conta de quantas vezes vi invasão em treinamento e jogadores volta e meia são fortemente cobrados, uns inclusive sendo ameaçados de morte caso não joguem como "eles" pretendem.

Familias não podem sair de casa e são acuados pelos "profissionais" das arquibancadas que não separam futebol da vida privada e não estão nem um pouco incomodados em pressionar seja quem for, tudo em virtude do seu clube do coração estar acima de tudo e de todos.

No Palmeiras, estão tentando calar a imprensa faz tempo e acho que é chegada a hora de alguém tomar uma providência.
Está certo que muitas vezes há determinados "atropelos" e perguntas impertinentes são mal colocadas e os profissionais da bola ficam irritados tanto em campo quanto em coletivas.
Agora "proibir" jogador de futebol a não conceder entrevistas antes, durante o intervalo e após cada partida é uma estupidez sem tamanho e acima de tudo anti profissional e é justamente aí que a coisa está apertando.

Se cada jogador do Palmeiras falar com qualquer profissional de imprensa, leva uma multa de 5 mil reais e isso é verdadeiramente um absurdo.

Vale lembrar, que a imprensa volta e meia é procurada quando um clube está em crise e justamente esse profissional é o elo de ligação entre o clube e os jogadores para se comunicarem e se entenderem de uma certa forma.

Tem gente que pensa que a imprensa esportiva vai acabar caso não consiga entrevistar esse ou aquele jogador desse ou daquele determinado clube e assim está sendo feito no Palmeiras infelizmente por Felipão que está muito enganado quanto à isso.

Caso haja um "boicote" da imprensa, quem fica privado do noticiário do clube de coração é o torcedor, mas digo torcedor de verdade e não aqueles que se acham donos dos clubes e vivem ameaçando todo mundo e andam em bandos pois sozinhos não são absolutamente nada.

Claro que por causa de meia dúzia, não podemos caracterizar e chamar todos de uma "organizada" de marginais e isso seria injusto de nossa parte, mas que existem pessoas mal intencionadas dentro das organizadas, isso é fato.

Acho que se Felipão não quiser dar mais entrevistas estará na sua razão ( ou falta dela ) mas uma coisa é certa : Não morreremos de fome e não seremos mandados embora de nossas emissoras podem apostar.

Esse protesto que ocorreu em Barueri vem de encontro à tudo que o treinador quer, que é justamente jogar a imprensa contra a torcida que será a mesma torcida que o derrubará em caso de insucesso do time em campo e disso não tenham dúvidas.

Deixar o Felipão em paz seria mais do que necessário nesse momento e acho que a imprensa não deveria procurá-lo por um determinado tempo, até as coisa se acalmarem.

Mas, que o protesto foi pacífico e justo, isso foi e deverá surtir algum efeito daqui à pouco podem aguardar.

Alguém precisa avisar o Felipão que a imprensa é uma via de duas mãos e tudo que vai, um dia volta, e ele pode precisar dela pra alguma coisa quando menos pensar.

Foi assim quando não era ninguém, senão um beque botinudo e claro que virou o vencedor que é hoje, porém faltando com talvez um pouco de humildade. Tudo é claro, através da imprensa queiram ou não.

Quem sabe agora as coisas se acalmem e todos possam fazer seu trabalho ou seja : Palhaço vai trabalhar no circo ( ou no palácio do planalto) treinador como treinador, jogador como jogador e imprensa esportiva no caso, como profissionais sérios que somo e devemos ser respeitados.

Que assim seja e parem com as ofensas dirigidas e mal direcionadas.







Grande abraço e até apróxima





4 comentários:

Sônia Scheffelemeier disse...

Assino em baixo do que vc disse Marcello e tem mais acho que os jornalista deviam se unir e ficar um mes sem cobrir jogo e treino do palmeiras pra ver se as coisas não mudam.
domingo quero ver vc dar sorte ao tricolor beijos

Anônimo disse...

Querido primeiramente quero dar os parabéns pelo texto!Muito bom mesmo!

Gostaria de dizer q concordo e muito com td aquilo q disse!Esse boicote a imprensa não é e nunca será a melhor saída!Como bem disse um dia ele poderá precisar e aí terá a merecida volta!Deve haver respeito para com os profissionais q tentam levar a todo custo a informação aos seus torcedores!

Grande beijo July_Oporto

Unknown disse...

Ótimo texto !
Infelizmente os jornalistas não são unidos ! Ele deveria ficar "na geladeira" por um período !
abs
Wander

Caio Falcão disse...

ta certo Marcello.. o jornalista não está lá pra criar caso, e sim para noticiar, levar os fatos ao público.. o fato do Felipão estar se recusando a conseder entrevistas e impedindo os jogadores também os unicos prejudicados neste caso é o clube e o torcedor.. o clube fica sem palavra e o torcedor não consegue saber o que se passa com os jogadores que o defendem..

acho esta atitude ridicula, mas fazer o que.. antes de tudo ele tem que pensar que somos profissionais, que trabalhamos para levar a noticias, e não que só criamos caso com o time para prejudicar.. Torcedor precisa aprender a pensar mais com a cabeça do que com o coração.. enquanto não fizer isso, a irracionalidade impera, vemos brigas e outras coisas acontecendo.. muito triste