05/01/2012

ANO NOVO ??? NEM TANTO !!!!

Amigo torcedor..


Antes de mais nada, quero desejar á casa um de vocês um excelente ano de 2012 com tudo de bom em cada segmento e que realizações pessoais e profissionais possam ser alcançadas por todos.

Começa mais um ano e claro, as esperanças são renovadas com novos objetivos á serem atingidos ao longo dos meses vindouros e logo dezembro chegará para novamente fazermos um balanço de como foi esse ano que tanto pedimos coisas boas e tentaremos esquecer o que de ruim aconteceu não só conosco como também á quem tanto amamos.

No caso do futebol que é o tema em questão e vivo especificamente dele, a coisa é meio que "diferente" porém semelhante e explico : Mudam algumas moscas mas o bolo continua sempre o mesmo.
Não entenderam ? Então tentarei explicar melhor essa questão.

Logo no começo do mês de dezembro, muita coisa já está definida e tanto jogadores quantos os clubes já estão saturados da longa maratona de jogos e campeonatos que não veem a hora de chegar as merecidas férias e se esquecem rapidamente de fazerem o chamado "balanço" de avaliação e justamente ai que a coisa começa a ficar complicada.

No caso do time campeão e aqueles que chegaram próximo da conquista, pouca coisa pode acontecer em termos de futuro pois acham que o ano foi "salvo"uma vez que a expectativa do torcedor foi ou quase foi alcançada.

No Brasil, o ano começa com esperança de renovação e surgimento de novos talentos e o calendário aponta a Copa São Paulo de Futebol Juniores como a maior responsável por essa "façanha" que já revelou inúmeros talentos como por exemplo : Falcão, Toninho Cerezzo, Edinho, Raí, Casagrande, Dener, kaká, e várias carretas lotadas de jogadores que se deram bem e ficaram ricos e famosos como é o caso recente de Neymar que é apontado como a revelação mais recente de uma competição que poderia ser melhor organizada,não fosse a ganância e a burrice de empresários e organizadores do evento.

Todo ano o que era para ser legal de se acompanhar, a "Copinha" como é conhecida se torna inchada e muito chata com clubes ridículos e sem a menor condição de participar do torneio e acabam se tornando verdadeiros sacos de pancadas dos chamados grandes que sem querer vão "iludindo" os torcedores tamanho é o número de goleadas que surgem na primeira fase dando a falsa sensação que praticamente meio time poderá subir para o profissional e resolver o problema do time principal e quem sabe fazer caixa com a venda de determinados jovens para o futebol Europeu abastando os cofres resolvendo seu lado financeiro por um bom tempo, aliviando o caixa como costumam dizer os dirigentes.

Só que no meio do caminho aparecem os chamados Empresários e esses, com o aval dos clubes é quem são os maiores responsáveis pelo futuro de determinados atletas e se favorecem com as possíveis vendas para o exterior.
Quanto ao clube que foi utilizado como "vitrine" este continuará permitindo tal "invasão" e nenhuma providência será tomada como sempre acontece e que vem piorando ano a ano.

Dizer que 96 clubes disputando um torneio de tiro curto ( de 3 á 25 de janeiro ) é bom seria no mínimo irresponsável da minha parte que cada vez mais combato essa formula absurda de disputa que é para enganar e fazer o torcedor de otário que quer ver sim seu time campeão e não liga muito pois a saudade de ver o manto sagrado no período de férias dos profissionais fala muito mais alto e isso acaba "cegando" tal absurdo cometido pelos nefastos dirigentes.

Nas férias, jogador deveria fazer o que ? Descansar certo ? Errado !!!

Muitos reclamam da intensa maratona á que são submetidos ao longo do ano e acaba o Brasileirão "eles" fazem o que ? Jogam futebol.
Claro que são partidas beneficentes e não tenho nada contra isso já que são verdadeiras "peladas" que ajudam centenas de milhares de pessoas e isso só foi uma brincadeira da minha parte para ilustrar que nem tudo é como parece ser.

Quanto aos clubes, muitos se agitam e outros nem tanto com a chegada e saída de vários jogadores, compondo um elenco melhor para a temporada que se aproxima.
Os torcedores é claro, ficam na expectativa de boas contratações e que possam vir jogadores que "resolvam" os problemas suprindo as carências daqueles que se viram apurados e desesperados na temporada que passou.

Nem todos tem o aporte financeiro desejado e se viram como podem é claro e sendo assim, jogadores de nome só ficam na esperança.

Copa São Paulo, Regionais, Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana, Brasileirão e claro... joguinhos caça niqueis da Seleção da CBF fazem parte do calendário brasileiro em 2012 que está apenas começando.

O que teremos em 2013 ?

Copa São Paulo, Regionais, Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana, Brasileirão e claro... joguinhos caça niqueis da seleção da CBF fazendo parte novamente do calendário.

Antes que eu me esqueça e seja cobrado já que o torcedor é sempre atento á detalhes, pode ser que em meio á todas essas competições que citei acima surja um Mundial de Clubes e evidentemente em 2013 teremos a Copa da Confederações aqui no Brasil que será uma prévia do Mundial de 2014.

Essa é apenas uma maneira de ilustrar que as coisas mudam muito pouco ou quase nada aqui no Brasil e minha pergunta continua sendo a seguinte : ANO NOVO ??? NEM TANTO !!!!





Grande abraço e feliz 2012

Nenhum comentário: